Pular para o conteúdo principal

Benefícios da Aveia para a saúde



Conheçam um pouco dos benefícios da Aveia para a saúde, a aveia é um alimento que possui muitas fibras, o que ajuda em muito na digestão que regula o Intestino.

1)Traz Ansiedade: A aveia possui dois tipos de fibras: uma parte são fibras insolúveis, como a celulose, que as enzimas do nosso corpo não conseguem "quebrar". No  entanto, o destaque do cereal são sua fibras solúveis, as beta-glucanas, que são parcialmente digeridas pelo intestino. Elas pegam a água que está no órgão e a "sugam". Dessa forma, elas crescem de tamanho e vão formando um gel que forra a parede do estômago e do intestino, retardando o esvaziamento gástrico e prolongado a saciedade. Sendo assim, o consumo de aveia é interessante para quem faz dieta.

2)Mantém o intestino em ordem: Uma das funções mais conhecidas da aveia é de regular esse órgão. As grandes quantidades de fibras do alimento, quando entram em contato com a água, formam
um gel que estimula o funcionamento do trânsito intestinal. Além disso, as fibras do tipo beta-glucana estimulam o crescimento da microbiota intestinal, ou seja dos probióticos. Isso ocorre porque ela serve como "comida" para os lactobacilos. Quando as bactérias proliferam em cima dessas fibras, existe a produção de uma substância, o ácido butírico, que estimula os movimentos do intestino (peristálticos). O órgão, por sua vez, quando está sendo estimulado, elimina as substâncias tóxicas mais rápido e estimula a renovação celular. Isso diminui a chance de câncer intestinal.

Uma equipe de pesquisadores ingleses do IMPERIAL COLLEGE analisou vinte e cinco estudos que envolviam mais de duas milhões de pessoas e chegou à conclusão de que a alta ingestão de fibra alimentar, particularmente de cereais e grãos integrais, como a aveia, está associada com a redução do risco de câncer colorretal. A cada adição de 10 g por dia de grãos integrais no total de fibras ingeridas, constatou-se uma redução de 10% no risco da doença.

3)Ajuda a defender o organismo: A aveia não tem uma ação direta na nossa imunidade, porém, por melhorar o trânsito intestinal, ela pode aumentar as defesas orgânicas do nosso corpo, uma vez que contribui para a saúde da flora intestinal. Afinal, 60% do total de imunoglobulinas do nosso corpo estão nele! Toda vez que estimulamos a microbiota intestinal, acabamos produzindo mais anticorpos, o que melhora a imunidade.

4)Previne doenças crônicas: O cereal também age no controle da glicose e do colesterol. Lembra do gel que as beta-glucanas formam ao entrar em contato com a água? A glicose e o colesterol ficam mais tempo "presos" nesse gel, para depois serem absorvidos. No caso dos açúcares, isso diminui o tempo de absorção dos carboidratos, melhorando os níveis glicêmicos. Por isso, o consumo de aveia é recomendado aos diabéticos. A ingestão do cereal, especialmente na forma de farelo, também é benéfico para quem tem colesterol alto, já que há uma diminuição em até 10%.

Não existem estudos suficientes de que a aveia ajuda no controle da hipertensão, no entanto, sabemos que ela é rica em potássio, mineral importante para modular a pressão arterial, evitando a retenção de líquidos.

5)Traz mais bem-estar: Por ser uma fonte proteica, a aveia contém triptofano, um precursor da serotonina, neurotransmissor responsável pelo controle do nosso humor, conhecido como amigo do (bem-estar). Para a conversão de um para o outro, é necessária a ação de ama enzima, que só funciona bem quando os níveis de alguns nutriente estão adequados, entre eles, o magnésio, encontrado também em boa quantidade no cereal. Sendo assim, a aveia pode ser uma aliada extra no combate à tristeza e até mesmo da depressão.

6)Faz bem para a pele: Como é um alimento rico em silício e proteínas, o consumo de aveia também é bom para a renovação de tecidos, como a pele. Isso ajuda nas divisões celulares e deixa o tecido com uma melhor aparência, além de mais saudável.

A aveia é vendida na forma de farinha, flocos (finos e grossos) e farelo. Ela pode ser consumida junto com as frutas de sua preferência ou adicionadas aos sucos, shakes e às vitaminas. A aveia também pode fazer parte da preparação de bolos, tortas (doces e salgados), pães, biscoitos, cookies, empanados, bolinhos e farofa. Outra forma de utilizá-la é no mingau, ela dá a consistência ao leite sem a necessidade do uso de amido de milho para engrossar.


Matéria de Queimar Gordura:



Contraindicações:
O consumo de aveia é contraindicado para quem tem a doença celíaca, que é causada pela intolerância ao glúten, uma proteína encontrada na aveia (por contaminação do trigo) e em outros alimentos, que provoca dificuldade no organismo de absorver os nutrientes, vitaminas, sais minerais e água. Pessoas que possuem intolerância alimentar também devem evitá-la.

Quem tem síndrome do intestino irritado não deve consumir aveia, pois, por causa da inflamação, precisa de alimentos de fácil digestão. O consumo de muita fibra provoca ainda mais irritação, pois o alimento permanece mais tempo no intestino.


Já os que possuem intestino muito acelerado também devem evitá-la, pois a aveia possui muitas fibras e ajuda a acelerar ainda mais o trânsito intestinal.

Além disso, a aveia não é recomendada para crianças com menos de seis meses, porque o teor de fibras desse alimento é muito alto e a criança ainda não tem um aparelho digestório que consegue digerir de forma eficiente a aveia.


Fontes Consultadas:

Nutricionista Roseli Rossi, especialista em Nutrição Clínica da Clínica Equilíbrio Nutricional, em São Paulo.

Nutricionista Janice Chencinski, de São Paulo

Nutrólogo Roberto Navarro(CRM SP 78.392), membro da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran)




Uma técnica fácil e resultados rápidos, você vai aprender como emagrecer comendo tudo aquilo que é preparado durante a semana em seu cardápio com as Receitas Funcionais.




Acesse o nosso site e encontre informações sobre as Receitas Funcionais LOGO ABAIXO.


https://go.hotmart.com/L6858847C




Inscreva-se no Meu Canal!!
Dê o Like LOGO ABAIXO. 👇

https://www.youtube.com/channel/UC98UKvLh1LJugKUG9NLkK4w?view_as=subscriber





Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Não Existe Milagre Contra o Câncer

Apesar de pesquisas apontarem para substâncias promissoras, os caminhos de combate à doença ainda são tortuosos - e, em boa parte, desconhecidos. Os pesquisadores, assim como os pacientes, travam uma batalha diária contra o câncer: ao redor do mundo há muito esforço sendo feito para que um dia, quem sabe, a gente aprenda a combatê-lo melhor. Mas, na ciência, não existem milagres. O que chamamos de câncer, na verdade, é um conjunto de diversas doenças, que agem de formas diferentes em cada parte do corpo. Não haverá solução única para todas elas. Para cada nova substância que surge como promessas de cura, nasce também uma ponta de esperança, não só nos que sofrem com a doença, mas em toda a comunidade científica. Só que não pode faltar rigor. É fundamental exigir que testes sejam feitos exaustivamente e que a eficácia do composto seja comprovada em ensaios clínicos, quando se leva em conta, de fato, seu uso em tratamentos. Antes disso, a substância não pode ser colocada no merca

Uma Revolução Contra o Colesterol

Peter Sever um dos maiores especialistas do mundo no combate às doenças do coração, o médico diz: Vivemos uma revolução no tratamento do colesterol. Tivemos avanços com o uso das estatinas(drogas usadas até agora), mas nada tem se mostrado tão eficiente quanto essas medicações. O colesterol ruim pode ser reduzido em cerca de 70%. As estatinas conseguem uma redução de 40%. Os remédios atuam sobre uma proteína específica associada ao acúmulo de LDL. Por isso, são precisos e chegam diretamente no alvo Prevemos que haverá uma grande redução no número de infarto. Assim que isso for comprovado, os órgãos regulatórios de todo o mundo poderão contar com as evidências para decidir sobre a extensão das indicações das drogas e das políticas públicas de acesso a elas. A grupos de pessoas com altos índices de colesterol e risco cardiovascular, pacientes com predisposição genética ao acúmulo de LDL e aqueles intolerantes às estatinas. Não. Mais muitas pessoas reclamam de seu

O que é o Sistema Único de Saúde (SUS):

  O que é o Sistema Único de Saúde (SUS): SUS é uma sigla que significa  Sistema Único de Saúde , o sistema de saúde pública do Brasil. O SUS foi criado pela Constituição Federal de 1988 e regulamentado pela lei nº 8.080/90. Essa lei define o SUS como: Conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da Administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público. De acordo com o artigo 200 da Constituição Federal o Sistema Único de Saúde tem como funções principais: controle e fiscalização de procedimentos, produtos e substâncias relativas à saúde; fazer ações de vigilância sanitária, controle de epidemias e de cuidados com a saúde do trabalhador; participação na produção de remédios, equipamentos e outros produtos ligados à saúde; organização da formação de recursos humanos na área de saúde, como médicos, enfermeiros e outros profissionais; participação na elaboração de políticas e planos de execução