Pular para o conteúdo principal

Composição química dos seres vivos

Dos mais de cem tipos de diferentes de elementos químicos existentes, pouco mais de 20 são encontrados na formação da matéria viva, entre os quais há uma predominância de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. Esses quatro elementos são os mais abundantes no ser vivo, constituindo 95% ou mais de sua massa. Outros elementos, como fósforo, enxofre, cálcio, sódio, potássio, etc. completam o restante da massa.

Os átomos dos diferentes elementos químicos encontrados nos seres vivos podem associar-se uns aos outros, formando estruturas mais complexas, as moléculas, como também podem dissociar-se, formando os íons.

Moléculas e íons são encontrados formando as substâncias (compostos químicos), que podem ser subdivididas em dois grupos: substâncias inorgânicas e substâncias orgânicas.

Nos seres vivos, os átomos, as moléculas e os íons das diferentes substâncias, além de fazerem parte das estruturas que compõem o organismo, também participam de diversas reações químicas que ocorrem no interior de suas células, tecidos e órgãos. Um organismo vivo é, na realidade, um verdadeiro "laboratório químicos", em que , a todo momento, ocorrem inúmeras reações indispensáveis à manutenção da vida.

Muitas dessas reações têm como objetivo formar novos compostos e construir novas estruturas, enquanto outras visam a liberar energia para possibilitar a realização de diversas atividades. Ao conjunto de todas essas reações que se passam numa estrutura viva, dá-se o nome de metabolismo (do grego metabolé, mudança, transformação).

O metabolismo é responsável pela utilização e transformação da matéria no organismo e pode ser subdividido em anabolismo e catabolismo.

Anabolismo (do grego anabolé, erguer, construir) - Compreende as reações metabólicas "construtivas", isto é, que fabricam novas moléculas, permitindo, dessa maneira, a formação de novas estruturas necessárias ao crescimento, ao desenvolvimento e à reparação de partes lesadas. Por isso, o anabolismo também é chamado de metabolismo plástico ou metabolismo de construção. Um bom exemplo de reação anabólica é a síntese de proteínas que ocorre no interior da células, por meio da união de várias moléculas menores de aminoácidos.
As reações do anabolismo são, em geral, endergônicas (endotérmicas), pois a quantidade de energia contida nos produtos finais é maior que a existente nos reagentes. Isso significa que, no decorrer da reação, houve absorção de energia do meio.

Catabolismo (do grego katabolé, destruir, eliminar) - Compreende as reações metabólicas "destrutivas", isto é, reações de análise que degradam ("quebram") moléculas, transformando-as em unidades menores. Tais reações têm como finalidade principal liberar energia para as atividades vitais. A reação da glicólise (lise ou quebra da glicose), que ocorre durante o processo da respiração celular, é um bom exemplo de reação catabólica.
As reações do catabolismo são exergônicas (exotérmicas), uma vez que a quantidade de energia contida nos produtos finais é menor que a existente nos reagentes. Isso significa que, no decorrer da reação houve liberação de energia para o meio.



Saúde Mental



Autor: Marcos Lemos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Benefícios da Aveia para a saúde

Conheçam um pouco dos benefícios da Aveia para a saúde , a aveia é um alimento que possui muitas fibras, o que ajuda em muito na digestão que regula o Intestino. 1)Traz Ansiedade: A aveia possui dois tipos de fibras: uma parte são fibras insolúveis, como a celulose, que as enzimas do nosso corpo não conseguem "quebrar". No  entanto, o destaque do cereal são sua fibras solúveis, as beta-glucanas, que são parcialmente digeridas pelo intestino. Elas pegam a água que está no órgão e a "sugam". Dessa forma, elas crescem de tamanho e vão formando um gel que forra a parede do estômago e do intestino, retardando o esvaziamento gástrico e prolongado a saciedade. Sendo assim, o consumo de aveia é interessante para quem faz dieta. 2)Mantém o intestino em ordem: Uma das funções mais conhecidas da aveia é de regular esse órgão. As grandes quantidades de fibras do alimento, quando entram em contato com a água, formam um gel que estimula o funcionamento do trânsito intest...

Significado de Morbidade

  Significado de Morbidade O que é Morbidade: Morbidade é uma variável característica das comunidades de seres vivos e refere-se ao  conjunto de indivíduos, dentro da mesma população, que adquirem doenças  (ou uma doença específica) num dado intervalo de tempo. A morbidade serve para mostrar o comportamento das doenças e dos agravos à saúde na população. A palavra morbidade vem do latim  morbus ,  i , que significa tanto  doença física  como  doença do espírito , paixão. A morbidade geralmente é estudada de acordo com 4 indicadores básicos: Incidência:  É o número de novos casos da doença que tiveram início no mesmo local e período. Mostra a intensidade com que ocorre uma doença numa população, medindo a frequência ou a probabilidade de ocorrência de casos novos de doença na população. Alta incidência significa um risco coletivo de adoecer alto; Prevalência:  Indica qualidade do que prevalece, implica em acontecer e permanecer existindo ...

Queimar Gordura Saiba como Emagrecer com Receitas Funcionais

Queimar Gordura Saiba como Emagrecer com Receitas Funcionais Uma nova forma de emagrecer foi criada através de uma Dieta Com Receitas. São várias opções para o seu café-da-manhã, almoço, jantar, lanches e ainda vem com bônus exclusivo para você.  Uma técnica fácil e resultados rápidos, você vai aprender como emagrecer comendo tudo aquilo que é preparado durante a semana em seu cardápio com as Receitas Funcionais. queima gordura abdominal queima gordura da barriga queima gordura localizada queima gordura natural queima gordura suplemento queima gordura dormindo queima gordura hinode queima gordura corporal queima gordura abdominal remedio queima gordura abdominal suplemento   Acesse o nosso site e encontre informações sobre as Receitas Funcionais.       Inscreva-se no Meu Canal!! Dê o Like!!