Pular para o conteúdo principal

Significado de Saúde

 O que é Saúde:


Saúde significa o estado de normalidade de funcionamento do organismo humano. Ter saúde é viver com boa disposição física e mental.

Além da boa disposição do corpo e da mente, a OMS (Organização Mundial da Saúde) inclui na definição de saúde, o bem-estar social entre os indivíduos.

A saúde de um indivíduo pode ser determinada pela própria biologia humana, pelo ambiente físico, social e econômico a que está exposto e pelo seu estilo de vida, isto é, pelos hábitos de alimentação e outros comportamentos que podem ser benéficos ou prejudiciais.

Uma boa saúde está associada ao aumento da qualidade de vida. É sabido que uma alimentação balanceada, a prática regular de exercícios físicos e o bem-estar emocional são fatores determinantes para um estado de saúde equilibrado.

Por outro lado, as pessoas que estão expostas a condições precárias de sobrevivência, não possuem saneamento básico (água, limpeza, esgotos, etc.), assistência médica adequada, alimentação e água de qualidade, etc., têm a sua saúde seriamente afetada.

As ciências da saúde formam profissionais com conhecimentos na prevenção de doenças, prática assistencial e promoção do bem-estar da população.

As profissões na área da saúde são: Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social, Veterinária, entre outras.

Plano de Saúde

Plano de saúde é uma forma de proteção de um indivíduo no caso de necessitar cuidados médicos. O acesso a serviços médicos e hospitalares é uma garantia incluída na Constituição Federal do Brasil. No entanto, o Estado não consegue dar resposta a todas as pessoas que necessitam de cuidados médicos. Por esse motivo, algumas empresas privadas ou outros organismos atuam nessa área.

Muitos trabalhadores em empresas privadas têm direito a planos de saúde privados, que lhes garantem acesso a variados cuidados de saúde.

Saúde Pública

A saúde pública é um conceito que remete para a integridade física e mental dos elementos constituintes de uma comunidade. A saúde pública abrange medidas e políticas relacionadas com a higiene, para a manutenção da saúde, sendo que também são promovidas medidas para a prevenção de doenças.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não Existe Milagre Contra o Câncer

Apesar de pesquisas apontarem para substâncias promissoras, os caminhos de combate à doença ainda são tortuosos - e, em boa parte, desconhecidos. Os pesquisadores, assim como os pacientes, travam uma batalha diária contra o câncer: ao redor do mundo há muito esforço sendo feito para que um dia, quem sabe, a gente aprenda a combatê-lo melhor. Mas, na ciência, não existem milagres. O que chamamos de câncer, na verdade, é um conjunto de diversas doenças, que agem de formas diferentes em cada parte do corpo. Não haverá solução única para todas elas. Para cada nova substância que surge como promessas de cura, nasce também uma ponta de esperança, não só nos que sofrem com a doença, mas em toda a comunidade científica. Só que não pode faltar rigor. É fundamental exigir que testes sejam feitos exaustivamente e que a eficácia do composto seja comprovada em ensaios clínicos, quando se leva em conta, de fato, seu uso em tratamentos. Antes disso, a substância não pode ser colocada no merca

O que é o Sistema Único de Saúde (SUS):

  O que é o Sistema Único de Saúde (SUS): SUS é uma sigla que significa  Sistema Único de Saúde , o sistema de saúde pública do Brasil. O SUS foi criado pela Constituição Federal de 1988 e regulamentado pela lei nº 8.080/90. Essa lei define o SUS como: Conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da Administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público. De acordo com o artigo 200 da Constituição Federal o Sistema Único de Saúde tem como funções principais: controle e fiscalização de procedimentos, produtos e substâncias relativas à saúde; fazer ações de vigilância sanitária, controle de epidemias e de cuidados com a saúde do trabalhador; participação na produção de remédios, equipamentos e outros produtos ligados à saúde; organização da formação de recursos humanos na área de saúde, como médicos, enfermeiros e outros profissionais; participação na elaboração de políticas e planos de execução

Composição química dos seres vivos

Dos mais de cem tipos de diferentes de elementos químicos existentes, pouco mais de 20 são encontrados na formação da matéria viva, entre os quais há uma predominância de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. Esses quatro elementos são os mais abundantes no ser vivo, constituindo 95% ou mais de sua massa. Outros elementos, como fósforo, enxofre, cálcio, sódio, potássio, etc. completam o restante da massa. Os átomos dos diferentes elementos químicos encontrados nos seres vivos podem associar-se uns aos outros, formando estruturas mais complexas, as moléculas, como também podem dissociar-se, formando os íons. Moléculas e íons são encontrados formando as substâncias (compostos químicos) , que podem ser subdivididas em dois grupos: substâncias inorgânicas e substâncias orgânicas . Nos seres vivos, os átomos, as moléculas e os íons das diferentes substâncias, além de fazerem parte das estruturas que compõem o organismo, também participam de diversas reações químicas que ocorrem